SEO para afiliado

SEO Para Afiliados – O marketing de afiliados é uma das formas mais populares de rentabilizar o seu site. Permita-se encontrar um nicho que mais goste e, ao contrário de exibir alguns banners aleatórios do AdSense em seu site, promova os produtos em que você realmente acredita.

E como o sucesso do marketing de afiliados depende enormemente do SEO, hoje veremos como combinar suas estratégias de SEO e marketing de afiliados da maneira mais eficiente, quando você:

–  Planeja  construir um site de afiliado a partir do zero ;
– Ou quando você está procurando maneiras extras de gerar receita com um site existente .

Começaremos com uma pequena introdução para aqueles que são novos no marketing de afiliados e continuem com dicas específicas de SEO para afiliados.

O que é marketing afiliado?

Muitas empresas que vendem seus produtos on-line (de roupas, educação, hospedagem na Web e ferramentas de software) buscam parcerias com blogueiros e outras empresas em seu nicho por meio de programas afiliados.

Basicamente, um afiliado ajuda o vendedor a promover seus produtos e recebe uma comissão por cada cliente indicado.

Às vezes, você faz isso simplesmente recomendando o produto ao seu público atual (leitores do blog, seguidores de mídias sociais ou clientes atuais). E às vezes você lança atividades especiais para atrair novos públicos (como construir um site dedicado e trazer tráfego de SEO e PPC para ele, organizar cursos de treinamento online e offline, etc.). Mas a ideia permanece sempre a mesma: você encaminha novos clientes para o site de um parceiro e é pago por isso .

SEO Para Afiliados é seguro para o Google?

Você pode ter ouvido que o Google desaprova os sites afiliados. E há um grão de verdade aqui, em termos de quantos sites afiliados o Google penalizou.

Mas a razão para isso não é nem a natureza afiliada dos sites nem os links que os afiliados colocam neles. É tudo sobre os sites de baixa qualidade e conteúdo fino que os afiliados frequentemente recorrem em busca de dinheiro rápido e fácil.

Ou, como John Mueller, do Google, coloca em uma sessão de Hangouts do Google para webmasters :

“É claro que sites afiliados podem ser realmente úteis. Eles podem ter muitas informações realmente úteis sobre eles e nós gostamos de mostrá-los na pesquisa. Mas, ao mesmo tempo, vemos muitos afiliados que são basicamente apenas pessoas preguiçosas que copiam e cole os feeds que eles publicam no site deles. […] Não é algo que dizemos que um site afiliado é ruim, apenas vemos muitos sites de afiliados ruins […] E se você tem links afiliados em um site site, isso é ótimo, isso não vai ser algo que iríamos contar contra um site. “

Então, a verdade é que – participando de um programa de afiliados não pode ferir seu SEO. E ao tratar o SEO com seriedade, você pode transformar o tráfego orgânico em uma das principais fontes de seus ganhos de afiliados.



Escolhendo um nicho de afiliado

Escolher algo pelo qual você é apaixonado é uma ótima maneira de começar, especialmente se você já tem uma comunidade para a qual vai comercializar seus produtos afiliados.

No entanto, existem 3 etapas que recomendo que você siga antes de se estabelecer em um nicho e produto específicos.

Mover de “geral” para “específico”

Pense comigo, num exemplo do meu blog, que falo muito sobre SEO e técnicas de Marketing Digital:

Vou usar com freqüência exemplos de nicho SEO no artigo, uma vez que muitos dos nossos leitores estão na indústria de SEO, e uma vez que esta é a indústria que eu conheço melhor. No entanto, os mesmos princípios serão aplicados a qualquer outro nicho que você segmentar.

Então, você está executando um blog de SEO e o nicho mais óbvio para seus esforços de afiliados é, certamente, SEO.

Mas por mais promissor que o nicho de “SEO” pareça, você não conseguirá cobri-lo. Você estará se concentrando em 1, 2 ou até mais alguns aspectos do SEO, mas não em toda a indústria.



Verifique o potencial de tráfego

Agora, para escolher entre os tópicos que você identificou, é necessário verificar se há algum interesse neles na Web. Ou, em outras palavras, se as palavras-chave relacionadas a elas têm volumes de tráfego substanciais.

A maneira mais conveniente de fazer isso é usar grupos de palavras-chave no Rank Tracker .

Verifique a gravidade da sua competição

Você definitivamente não quer competir com as marcas que você não tem absolutamente nenhuma chance de superar. Então, para não acabar lutando com moinhos de vento, faremos nosso dever de casa e verificaremos com antecedência a gravidade da competição dos nossos nichos.

Escolha os nichos que valem o seu esforço

Agora, você certamente não deve virar as costas para cada nicho de baixo tráfego. Para alguns deles, criar seu conteúdo e classificá-lo nas SERPs é tão fácil que você simplesmente não pode perder a oportunidade.

Pelo contrário, alguns dos nichos mais doces podem exigir o tipo de conteúdo que leva séculos para ser criado (digamos, cursos e e-books), então eles podem não valer a pena. Isso significa que você precisa pesar cuidadosamente os prós e contras de todas as opções e escolher os que se encaixam melhor no seu tipo de negócio e na quantidade de recursos.

Escolhendo um nome de domínio

Este passo se encaixa se você planeja construir seu site afiliado a partir do zero. Aqui estão algumas coisas que você pode querer prestar atenção.

Um nome amplo relacionado ao setor vs domínio de correspondência exata / parcial para uma palavra-chave específica

Essa escolha depende principalmente dos objetivos de longo prazo que você definiu.

Claro, se você está planejando usar o site para construir sua marca pessoal em torno dele e torná-lo um recurso do setor autorizado, escolher um domínio específico para palavras-chave limita suas opções.

No entanto, se você planeja capturar uma tendência e promover um produto específico, um domínio de correspondência exata ou parcial pode ser suficiente. Ou até mesmo produzir resultados mais rápidos.SEO Para Afiliados




Marca / nome do produto no nome do domínio

Na maioria dos casos, as regras do programa de afiliados declaram claramente que o uso do nome da marca em seu nome de domínio é estritamente proibido. Portanto, tenha cuidado ao comprar um domínio de marca (a menos que você tenha uma permissão explícita da empresa) para não enfrentar um processo por infringir um nome de marca.

Escolhendo a estrutura de vinculação interna correta

Se a ideia de segmentar palavras-chave de baixo volume for do seu agrado, convém apoiar essa estratégia com uma arquitetura de website e links internos apropriados.

Recomendo ler nosso artigo anterior para ter uma ideia melhor de como uma estratégia de vinculação interna corresponde ao tipo de palavra-chave que você segmenta .

No entanto, em poucas palavras, ao segmentar muitas palavras-chave individuais de baixo volume (os “frutos pequenos” selecionados na etapa anterior), você provavelmente acabará criando páginas separadas (postagens de blog) para elas, em vez de tentar para segmentar todos eles na sua página inicial.SEO Para Afiliados

Nesse caso, a estrutura do seu site deve suportar essa abordagem, com a maioria de seus links internos apontando para esses posts individuais do seu blog :

Ao contrário, por exemplo, quando a maioria de seus links internos servem para passar o poder de classificação para sua página inicial (funciona bem quando você segmenta um único termo muito competitivo com sua página inicial):SEO Para Afiliados

Além disso, verifique se os links internos que você definiu usam palavras-chave em suas âncoras .

“Se você estiver atualizando o texto âncora internamente para torná-lo mais facilmente compreensível pelos usuários, geralmente isso também ajudará os mecanismos de busca a entender melhor o contexto dessas páginas. Então, eu definitivamente escolheria isso.”

Coloque “Nofollow” em seus links afiliados

Para o Google, seus links de afiliado são um meio de ganhar comissões de afiliados (ou, em outras palavras, um outro tipo de links pagos). E, como os links pagos estão longe de ser um sinal de autoridade natural, eles gostariam de poder remover esses links do cálculo da autoridade do link orgânico. É por isso que um dos requisitos básicos para você é colocar sempre nofollow em todos os links afiliados.SEO Para Afiliados

Além disso, nofollow poupa a preocupação de ser penalizado por páginas de entrada que passam todo o tráfego para um site diferente.

Conclusão

Quer aprender mais técnicas de SEO e Marketing de Afiliados ? Baixe nosso Livro Digital.

SEO Para Afiliados

By Eduardo

Meu nome é Eduardo Felix. Minha missão e proposta é produzir conteúdo original e relevante, com o intuito de ajudar você a tomar a decisão certa. Quero te ajudar a fazer da sua casa, um local de trabalho, ao qual você poderá usufruir de mais tempo livre com a família e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *