Faça uma pesquisa no Google sobre “estratégia de criação de conteúdo” e você terá milhões de resultados oferecendo dicas, ideias e modelos para ajudar você a começar. Embora algumas dessas páginas ofereçam bons conselhos e orientações, lembre-se de avaliar as circunstâncias exclusivas de sua organização antes de agir. Quais são seus maiores desafios com conteúdo? É vital que você reserve um tempo para considerar algumas questões críticas antes mesmo de começar a fazer uma lista dos tópicos do blog.

Por quê? O conteúdo criado com o objetivo de ter conteúdo ou cumprir algum cronograma de publicação auto-imposto não é suficiente. Seu conteúdo precisa atender ao seu negócio apoiando as metas corporativas. Em troca, a organização precisa oferecer suporte à sua estratégia de conteúdo com participação de executivos, orçamentos e recursos. E não podemos esquecer o cliente – o conteúdo tem que atender às necessidades do cliente em cada fase da jornada do comprador.

Um pensamento cuidadoso deve entrar em sua estratégia de conteúdo para que seja eficaz . Para ajudá-lo a desenvolver o seu, elaboramos uma lista de 25 perguntas que você e sua equipe devem considerar ao criar seu plano e tornar  realidade sua visão de conteúdo .

Reiniciando sua estratégia de conteúdo? Pense nessas 25 perguntas como seu exame final. Se você não puder responder a todos, sua estratégia não estará completa. #contentmarketing #contentstrategy @Stacy_JaxCLIQUE PARAtwittar

Comece com as perguntas gerais para desenvolver sua estratégia de criação de conteúdo

Essas perguntas são a base da sua estratégia de marketing de conteúdo e garantem o alinhamento com as metas corporativas. Uma estratégia de marketing de conteúdo criada no vácuo não é tão valiosa para a empresa como um todo.

Perguntas a serem feitas à sua equipe ao desenvolver sua estratégia de conteúdo

1. O que a empresa quer realizar nos próximos 6 a 12 meses?

Começa aqui. Seu conteúdo deve apoiar as metas e objetivos organizacionais . Caso contrário, qual é o objetivo?

2. Quem estamos tentando alcançar?

Isso parece um acéfalo? Você conhece seus clientes-alvo com base em seu intestino ou em seus encontros diários com os compradores, certo? Mas isso é apenas um vislumbre  e pode ser falho. Comece documentando a visão geral de quem são seus clientes ideais. Nós vamos ficar mais detalhistas nas questões 9-14.

3. O que a equipe de marketing precisa atingir para apoiar as metas corporativas?

Depois de documentar a resposta à pergunta 1, comece a desenvolver uma lista de objetivos e métricas associadas. Seja específico ao definir essas métricas para poder medir seu progresso.

4. As diretrizes de marca e estilo estão estabelecidas e são formalmente documentadas?

Ajude sua equipe a criar conteúdo consistente com os valores, o estilo e o tom da marca. Publique seu guia de estilo de marca e garanta que todos entendam por que a consistência da marca é tão importante .

5. A minha definição de sucesso está de acordo com as expectativas da administração?

Reúna-se com o gerenciamento para analisar as métricas de sucesso que você definiu. Todos devem concordar com os objetivos e a definição de sucesso.

6. Quem são as partes interessadas internas envolvidas no processo de aprovação?

Descobrir quem precisa estar envolvido no processo de aprovação. Um passo em falso poderia, na melhor das hipóteses, irritar algumas penas; na pior das hipóteses, você pode ser demitido ou em conformidade com a água quente, se você estiver em uma indústria regulamentada.

7. Quem precisa de acesso a relatórios e estatísticas em andamento?

Identifique quais membros da equipe e executivos precisam acessar os relatórios e, em seguida, calcule o nível de dados de que precisam e com que frequência eles precisam.

8. Como saberemos se precisamos mudar nossa abordagem e como procederíamos?

Estabeleça limites, datas de meta ou marcos para sua estratégia de marketing de conteúdo que possam ajudá-lo a avaliar a eficácia durante a execução. Em seguida, crie procedimentos para fazer uma decisão de ajuste ou de “puxar o plugue”. Não espere até o fim do ano para descobrir que seu plano não funcionou.

Conheça REALMENTE seu público

Como discutido no começo, você precisa conhecer seu público. A questão 2 abordou o assunto em um nível alto   agora vamos cobrir os detalhes.

Realmente conheça seu público ao desenvolver sua estratégia de conteúdo

9. Quais são os dados demográficos das minhas personas de comprador?

Informações demográficas incluem informações como idade, renda, nível de escolaridade, etc. Isso é crucial para determinar o tipo de conteúdo que você precisa, as perguntas que ele deve responder e o idioma e as imagens que você deve usar. O que ressoa com uma geração do milênio pode não significar tanto para uma geração xer ou baby boomer. Marketo tem uma ótima folha de dicas para ajudá-lo a criar suas personas de comprador.

10. Quais são as características psicológicas das minhas personas de comprador?

Psicografia são as atitudes, aspirações e outras informações “psicológicas” sobre o seu público-alvo. Essas percepções podem ser mais difíceis de reunir do que dados demográficos, mas o esforço vale a pena. Se sua persona é tipicamente uma pessoa positiva e otimista, por exemplo, as táticas de medo e a escrita sombria não as conquistarão. HubSpot oferece um excelente guia para iniciantes sobre o uso de psicografia em seu marketing.

11. O que meus clientes-alvo fazem online e o que eles lêem?

Se sua pessoa adora conteúdo de vídeo e passa muito tempo no YouTube, você precisa criar conteúdo de vídeo. Se eles devorarem artigos em sites de comércio da indústria, você precisará obter uma postagem de convidado no site ou selecionar esse conteúdo em seu site e plataformas sociais.

12. As pessoas diferem com base na indústria vertical?

Se você criar conteúdo para públicos-alvo B2B, talvez seja necessário considerar setores verticais do setor. O que é verdade para um comprador em bens de consumo embalados pode não ser verdade para um comprador na indústria automotiva.

13. Quantas pessoas estão envolvidas no processo de tomada de decisão?

A pessoa com quem seu representante de vendas acaba fechando o negócio pode ter que executar tudo através de um comitê (ou de um cônjuge). Crie conteúdo que apoie o seu campeão e fale sobre preocupações que diferentes departamentos ou indivíduos possam ter.

14. Quais são os pontos de dor e objeções típicas de sua personalidade?

Sua estratégia de conteúdo pode começar a abordar esses problemas bem antes que um cliente em potencial entre em contato com sua equipe de vendas (ou com seus concorrentes).

Realize uma auditoria de conteúdo

Uma auditoria de conteúdo ajudará você a entender quais tópicos, tipos de conteúdo e canais de distribuição estão funcionando (ou não) até agora. Uma análise detalhada ajuda você a desenvolver o que está funcionando e a evitar o que não está.

Realize uma auditoria de conteúdo antes de criar uma estratégia de conteúdo

15. Que tipos de conteúdo apresentam melhor e pior desempenho em nosso site?

Selecione métricas como taxa de rejeição, tempo na página, ações tomadas após a exibição de uma página, etc., para ajudar você a avaliar a eficácia do seu conteúdo atual.

16. Temos conteúdo que fala com nossos compradores?

É bem óbvio porque você precisa desse passo. Se o seu conteúdo não estiver abordando uma parte interessada importante, crie algum conteúdo que faça isso e mapeie-o para a jornada do comprador, para que ele resolva dúvidas e preocupações em todas as etapas do processo. O Content Marketing Institute mostra como criar um mapa de jornada do cliente.

17. Que tipos de conteúdo estamos perdendo?

Não é tudo sobre cópia. Você precisa de uma boa mistura de texto, vídeo e imagens para capturar a atenção. Grande parte da Internet hoje é dominada por conteúdo visual e 65% das pessoas são aprendizes visuais, de acordo com a Social Science Research Network . Não perca.

18. O que nossos concorrentes estão fazendo?

Aprenda o que eles estão fazendo com sucesso do ponto de vista tático e emule esses esforços quando fizer sentido. Mas torne sua mensagem e sua estratégia unicamente suas. Estude a concorrência e desenvolva formas de diferenciar sua marca pelo seu conteúdo.

19. Nosso SEO precisa de atenção?

Às vezes, os profissionais de marketing de conteúdo e os profissionais de SEO se sentem em desacordo um com o outro, mas convenhamos: você precisa um do outro. Um post bem elaborado é fácil de ler e otimizado para pesquisa. Permita que seu especialista em SEO participe e garanta que suas tags estejam implementadas, verifique se seus links internos são adequados, etc. E, quando se trata de identificar oportunidades de postagem de convidados em outros sites, compre os dois centavos dessa pessoa também. Seu especialista em pesquisa ajudará você a avaliar quais sites evitar.

Definir o fluxo de trabalho de criação e distribuição de conteúdo

Agora é hora de planejar como você fará o trabalho . Aqui estão algumas perguntas a serem feitas que podem ajudar a esclarecer papéis, responsabilidades e procedimentos.

Entenda seu fluxo de trabalho e distribuição de conteúdo ao criar sua estratégia de conteúdo

20. Quais ferramentas são necessárias?

Algumas ferramentas que podem ajudá-lo com seus esforços de conteúdo incluem software ou modelos de calendário editorial, ferramentas de gerenciamento de projetos, ferramentas de mapeamento mental e ferramentas, ferramentas para narrativa visual , listas de verificação de pré-lançamento para cada tipo de conteúdo etc. (ClearVoice vem completo com estratégia, gerenciamento de projetos e ferramentas de editor… apenas dizendo). As ferramentas a serem consideradas para distribuição e promoção incluem painéis de mídia social, programas de marketing por e-mail, soluções de defesa do consumidor e vendas sociais e plataformas de marketing de influência.

21. O meu calendário de conteúdo é transparente e todos sabem o seu papel nele?

A melhor maneira de garantir que um plano seja executado corretamente é comunicar o plano e responsabilizar as pessoas.

22. Como o conteúdo será distribuído e promovido?

Cada parte do conteúdo terá uma casa  seu site, blog, YouTube, SlideShare. Cada um também terá seus próprios esforços de distribuição / promoção: compartilhamento social, descoberta paga, email marketing. Pode até haver pessoas de fora da sua equipe de marketing responsáveis ​​por ampliar o conteúdo, como defensores dos funcionários, vendedores sociais ou influenciadores externos.

23. Como o conteúdo evergreen será tratado?

Não deixe o conteúdo perene ser desperdiçado. Crie uma agenda para recapear e compartilhar esse conteúdo. O Search Engine Watch explica por que o conteúdo evergreen é tão importante.

24. Eu tenho os recursos de que preciso?

Grande conteúdo requer mais do que um casal de comerciantes. Mesmo com um cara-de-todos-os-ofícios que é bastante talentoso em várias áreas-chave, você precisará de suporte adicional para redação, design e promoção.

25. Eu tenho o orçamento que preciso para conseguir isso?

Aqui é onde a borracha encontra a estrada  o momento em que você descobre quanto disso você será capaz de executar. Se o seu plano for realista e você puder prever um ROI, provavelmente terá menos obstáculos para aprovar seu orçamento do que alguém que não fez sua lição de casa. Se você precisar pedir mais dinheiro, certifique-se de ter os dados para fazer o backup do seu plano.

Eaw, o que você achou desse assunto? Deixe aqui o seu comentário, pois ele é muito importante para mim ;)

By Eduardo

Meu nome é Eduardo Felix. Minha missão e proposta é produzir conteúdo original e relevante, com o intuito de ajudar você a tomar a decisão certa. Quero te ajudar a fazer da sua casa, um local de trabalho, ao qual você poderá usufruir de mais tempo livre com a família e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feche em 15s assuntos do curso

[CURSO GRÁTIS LIBERADO]

COMECE HOJE A GANHAR DINHEIRO NA INTERNET MESMO SENDO INICIANTE

curso grátiscurso gratuito